O transporte e a sustentabilidade

 Por Bárbara Kosloff

Os meios de transporte são fatores importantíssimos dentro de uma cidade, pois são eles que fazem parte dela funcionar, mas como já sabemos são nocivos ao meio ambiente.

Os veículos motorizados são responsáveis por metade da poluição ambiental em uma cidade, pois soltam poluentes comoas dioxinas que podem causar sérios danos ao homem também, como o câncer e a mal formação de fetos quando inalados em grande quantidade. Por isso, é essencial que as pessoas tomem cuidado quando se trata de transporte.

Em cidades sustentáveis, a grande aposta é o transporte por bicicletas. Algumas cidades já fizeram ações para colocar esse plano em prática.

Aqui seguem alguns exemplos:

 

  • Lyon, FRANÇA: Em 1997 foram criadas duas linhas de bonde, estacionamentos de intercâmbio nos limites da cidade, um plano de acessibilidade à rede de transportes e o desenvolvimento de áreas para pedestres e ciclovias. E em 2009 foi adotado o “PlanModeDoux”, que na mobilidade de pedestres e ciclistas.

Hoje estão disponíveis para a população: 1 – mais de duas mil bicicletas em 173 postos na área urbana de Lyon (perto de estações de transportes públicos), 24 horas por dia. 2 -mais de 300 km de linhas de nas principais cidades francesas, entre elas Lyon, que hoje tem aproximadamente 50 km. 3 – nas ruas com trânsito intenso, existe a alternativa para a renovação de áreas urbanas degradadas. 4. O eixo fluvial Rhone-Saone permite o tráfego de mercadorias através do porto de Villefranche-sur-Saone e de Porto Edward Herriot.

 

  • Vauban, FRIBURGO DO SUL: Quando a área militar conhecida fechou em 1992, o município comprou os 38 ha de terra desocupados para criar um novo distrito onde o planejamento fosse baseado na sustentabilidade.

Hoje: 40% dos cidadãos não tem veículos automotores; existe um sistema de compartilhamento de carro criado pelo município; são 500 km de ciclovias e 5mil lugares de estacionamento para bicicletas.

 

Além destas duas cidades, outras também já tem sistemas de transporte sustentável implantados, como: Barcelona e Sevilla na Espanha, Copenhague na Dinamarca, Jacarta na Indonésia e Amsterdã na Holanda.

 

As informações foram retiradas do site: http://www.cidadessustentaveis.org.br/

Leave a comment